Como funciona a castração?
A castração é uma intervenção cirúrgica segura e indolor que consiste na retirada dos órgãos reprodutores dos animais, ao passo que nas gatas se extraem os ovários, o útero e as trompas, nos gatos machos, os testículos são removidos. Há poucos riscos nessa técnica e o pós-operatório é bem rápido, os gatos levam cerca de oito dias para se recuperarem, e livre de complicações maiores.
Desde pequenino o gato ganhou aconchego, carinho, alimento e proteção por nossa parte. Já grande, o gatinho começa a sair às ruas em busca de um “namoro”. Quem tem um desses em casa, sabe que são noites a fio de muita boemia, em busca de aventuras, encrencas, doenças, vulnerabilidade e proles à vista. Nesse caso, a opção pela esterilização por castração de seu gato é um meio de preservar a qualidade de vida de seu bichinho, bem como a sua própria enquanto dono e zelador de seu bem-estar.
Vantagens
Há inúmeras vantagens em se escolher a castração do gato: além de impedir sua gravidez indesejada, no caso das fêmeas, e de “acalmar” os ânimos dos gatos machos, há uma significativa contribuição para a saúde do animal. Para os veterinários, a castração está diretamente relacionada à diminuição dos tumores mamários nas gatas e à redução de problemas nas próstatas e tumores nos testículos dos gatos. Recomenda-se que, em casos de um profundo desejo de reprodução de seus gatinhos, você opte por uma espécie de gravidez planejada e em seguida escolha a castração cirúrgica.
Qual o momento certo?
Conforme os profissionais da saúde animal, o período mais adequado para se fazer a castração de seu gato é quando ele tiver a idade de entre seis e oito meses, quando já apresenta a dentição feita e já recebeu todas as vacinas necessárias. Em geral, depois desse tempo, é comum que a eficácia da intervenção seja menor.
Verdades e mentiras sobre a castração
Entre as muitas verdades e mentiras a respeito do método de esterilização animal, a maioria das dúvidas paira sobre o novo comportamento dos animais em período pós-cirúrgico, especialmente no que toca aos gatos que, por si só, já têm uma personalidade definida e marcante.
Nesse caso, não é verdadeiro que os gatos machos perdem suas características sexuais com a castração, mas é fato que as gatas ficam mais dóceis e mais juvenis. Há sim uma forte tendência dos gatinhos criarem sobrepeso após a operação, não por conta do procedimento, mas pelo fato de se renderem ao sedentarismo e à baixa da atividade de seu metabolismo, nesse caso, aos amantes dos bichinhos, atenção e controle nutricional de seus fieis companheiros!
Atenção: os gatos que já apresentam alguma enfermidade dermatológica correm o riso de a terem potencializada com a castração. Fiquem atentos a essa possibilidade!
Do lugar de amantes de gatos, sabemos da dificuldade de se deparar com suas ninhadas em casa, é cada vez mais difícil e doído doá-los, ao passo que é quase impossível ficar com todos (embora nos seja tentador, não é mesmo?). Nesse caso, a castração é uma ótima opção.
Pensemos nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário