Um dos motivos que nos faz entender que as brincadeiras dos gatos não são só diversão é o fato de que muitas delas simulam situações de caça. O felino sente a necessidade de treinar constantemente sua habilidade de capturar “presas” – que podem ser seus próprios donos e objetos da casa, pois desta forma avalia seu desempenho e sente-se preparado para situações em que o alimento seja escasso.
Esta preparação para uma situação em que o alimento é pouco ou raro é um instinto remanescente de seus antepassados, pois na natureza, quando filhotes, estes animais tinham que se se tornar rapidamente independentes do leite materno.
Outro motivo para a necessidade das experiências de simulação da caça é o fato que o animal precisa estar pronto para lidar com diversos tipos de presa, elaborando estratégias para o êxito em surpreender cada uma delas – por isso os gatos sentem a necessidade de ter esconderijos diversos e de praticar saltos e movimentos de captura.
As brincadeiras dos gatos geralmente simulam defesa e ataque, o que demonstra que estas também funcionam como um aprendizado sobre situações de luta em geral – com pares da mesma espécie ou não, fazendo com que o felino tenha capacidade de julgar quando ele é forte o suficiente para enfrentar uma briga ou quando deve fugir.
Fonte: http://petmag.com.br/13790/gatos-travessuras-sao-sinal-de-saude-e-instinto-de-sobrevivencia/#sthash.QHRXyOgX.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário